É a coisa mais irritante, só quem passa por isso sabe!!! Dizem que o brasil é um país livre de preconceito racial, mas vai ser preto pra ver só! Antes de qualquer coisa, em qualquer lugar e em qualquer situação preciso provar que:
1- tomei banho, escovei os dentes e passei desodorante antes de sair de casa;
2- minha roupa também é lavada com amaciante, na máquina, e não batida na pedra!
Há pouca coisa que irrita mais do que estar na praia e ouvir:
- Vou passar protetor, mas você que é morena não precisa, né?
Argh! Eu também tenho pele, negro também está sujeito a ter câncer de pele, e se não passar protetor arde muito, tá? Isso aqui não é couro não!
Depois deste patético processo inicial, é necessário provar que sabemos ler e escrever! Quando digo:
- Sou professora.
Alguma alma sempre me pergunta:
- Ah, de 1a à 4a?
Confesso que sinto enorme prazer em responder:
- Não, de inglês. Estudei nos EUA.
Digam que é feio, mas é muito pior o jugalmento prévio que é feito. O famoso "pré-conceito"; o ato de emitir qualquer parecer sobre qualquer pessoa antes de conhecê-la. Sinceramente, se fazer julgamento depois de conhecer já é horrível, imagina antes! Além do mais, me sinto na obrigação de falar as coisas deste jeito não somente por mim, mas também por aqueles que são negros e não tiveram as mesmas oportunidades - ou coragem - que eu e infelizmente não ocupam os cargos que poderiam.
Não me entendam mal, tenho maior orgulho da minha cor e de algumas vantagens genéticas que ela me oferece: tenho bem pouca tendência a ter celulite e sinto que aprendi a sambar antes de andar! Mas cansa aturar esse pessoal dizendo:
- Ahhhhhh, mas você não é negra, não! Você é morena!
De qualquer modo, para quem não me conhece, tente imaginar quem sou eu antes de olhar para minha foto. Grata.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Realmente é incrivel a capacidade que as pessoas tem de se acharem diferentes, ou superiores devido a cor da pele, ou tipo de cabelo, ou condição socio economica.
Elas tendem sempre a querer manter a ridicula e inútil competitividade atraves das diferenças de cor, raça, sexo e condições financeiras. Quando no final de tudo todos voltam ao pó, de onde viemos. E não levam nada, mas deixam um legado para seus sucessores.
O que voce quer deixar como lembrança sua para as pessoas? Seu jeito preconceituoso? machista? racista? esnobe? Ou de que era um ser humano com falhas e virtudes? Que sabia amar, perdoar, ouvir e falar na hora certa?
Devemos sempre antes de criticar alguem, tentar ver em nós o que há de mais impuro e consertar.
Devemos procurar sermos seres mais humanos, mais racionais.
Postar um comentário